28 de jun. de 2012

A Escola na Era Digital Hoje é consenso que as mídias e as novas tecnologias tomam um espaço cada vez maior na vida das pessoas. Porém, a escola demorou a compreender o impacto dessas mídias na formação da consciência do indivíduo e dos valores da sociedade. Dessa forma, vem perdendo lugar para os meios de comunicação no ordenamento dos valores e significados. O resultado desse processo é que o professor de hoje não consegue mais competir com a TV e com a internet. Além disso, as relações dentro do ambiente escolar sofrem modificações, pois o trabalho com a mídia, por tornar o jovem mais crítico, pode vir acompanhado de um crescente desinteresse pelas disciplinas da “grade curricular” bem como pela maneira como são ensinadas. O governo, por sua vez, em prol da “inclusão digital”, acredita que para a educação na era digital começar a acontecer basta colocar computadores nas escolas com acesso à internet 24h. Diante dessa realidade, nós professores precisamos ter clareza do que queremos e onde queremos chegar com o uso das mídias e das novas tecnologias na escola. Acredito que devemos utilizá-las como forma de intervenção social a partir da criação de sistemas comunicativos abertos e democráticos buscando a inserção e participação social e o pleno exercício da cidadania. A compreensão e a análise crítica dos meios de comunicação são dos aprendizados mais necessários para se poder participar produtivamente da sociedade presente e futura. Como educadores, temos que assumir o papel de mediador entre a mídia e o indivíduo, levando o aluno a estabelecer uma relação crítica com os meios de comunicação. Mas, penso que, apenas nosso discurso enquanto professores não basta para despertar o senso crítico dos alunos, pois ele também, sozinho, torna-se impotente diante da sedução dos meios de comunicação e os alunos acabam não absorvendo a crítica que a escola quer promover visto que o jovem prefere o padrão ditado pela mídia ao da escola.

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