29 de dez. de 2009

CASTIGAR OU NÃO A CRIANÇA ?

A QUESTÃO DO CASTIGO É ALGO QUE SEMPRE TRAZ DÚVIDAS AOS PAIS NA HORA DA EDUCAÇÃO, PORÉM MUITOS NÃO CONSEGUEM DISCERNIR ENTRE O "EDUCAR PARA APRENDER" E O "EDUCAR SOB ANGÚSTIAS", QUANDO A CRIANÇA PASSA A TER MUITOS TRAUMAS COM OS MAUS ENSINAMENTOS E O PIOR É A CAUSA DAS SEQUELAS QUE OS ACOMPANHAM. O OBJTIVO É ENSINAR LIMITES E NÃO SIMPLESMENTE CASTIGAR, É PRECISO COMEÇAR A ENSINAR DESDE O NASCIMENTO DESTA CRIANÇA PARA QUE ELA SIGA UM MODO E SUA PERSONALIDADE SEJA MOLDADA COM LIMITES DESDE O PRINCÍPIO.
A CRIANÇA PEQUENA DEVE SER REPREENDIDA LOGO APÓS EU MAU COMPORTAMENTO PARA QUE ELA VEJA EM QUE ELA ERROU E ENTENDA O PORQUÊ DA REPREENSÃO, ASSIM COM O TEMPO OS PAIS VÃO DITANDO AS REGRAS E FAZENDO COM ESTA CRIANÇA AS ACOMPANHEM E AS RESPEITEM. AS FAMOSAS PALMADINHAS NÃO SÃO BEM VINDAS, PORQUE A AGRESSÃO PROVOCA MEDO E NÃO RESPEITO, UMA CRIANÇA QUE É ENSINADA COM TAPAS COM CERTEZA VIVERÁ DANDO TAPAS NOS OUTROS, PORQUE ELA APRENDEU ASSIM. É PRECISO MEDIR O QUE A CRIANÇA FEZ E NÃO O SEU GRAU DE RAIVA PARA REPREENDÊ-LA, POIS ELA NÃO COMPREENDERÁ SE VOCÊ GRITAR COM ELA, E PERDERÁ O RESPEITO PELAS SUAS PALAVRAS DITAS EM BOM TOM, DIZER QUE A CRIANÇA É FEIA NÃO É O CORRETO, POIS O QUE ELA TENHA FEITO É FEIO E NÃO A CRIANÇA.
EDUCAR NÃO É TAREFA SIMPLES, REQUER TRABALHO E PACIÊNCIA POR PARTE DOS PAIS, CABE à ELES ENSINAR AS REGRAS E OS LIMITESDO CONVÍVIO SOCIAL COM CALMA E PACIÊNCIA.

Nenhum comentário: